• wytways

EP4 WAYS

Atualizado: 2 de fev. de 2021

🔌 Estes ways geraram um wyt! Leia aqui!


W1) O "zoom" está exigindo demais do cérebro (FONTE)

Se a pessoa está enquadrada apenas dos ombros para cima, a possibilidade de ver gestos com as mãos e outras linguagens corporais acaba sendo eliminada. Se além disso a qualidade do vídeo for ruim, qualquer esperança de extrair algo das micro expressões faciais fica frustrada.
O cérebro fica sobrecarregado pelo excesso de estímulos desconhecidos. Fica hiperfocado na busca por pistas não verbais que não consegue encontrar.
 

W2) História do slow motion (FONTE)

É tão poderoso nos filmes que pode fazer você esquecer de todo o resto da cena.
A câmera lenta traz novas possibilidades para a dramaturgia. Sua capacidade de desmantelar sentimentos, de aumentar o drama, traz à tona todos os outros modos trágicos conhecidos (Jean Epstein).
 

W3) Voos para lugar nenhum são sucesso de vendas (FONTE)

Rotas que decolam e pousam no mesmo local são comercializadas para pessoas com saudade de viajar (…) Algumas companhias de aviação definem os passeios como “voos cênicos”; outras são mais diretas, e os chamam de “voos para lugar nenhum”.
(...) a All Nippon Airways, do Japão, realizou um voo de 90 minutos cujo tema era férias no Havaí, carregando 300 pessoas.
 

W4) Mágica e capitalismo (FONTE)

(...) a mágica de palco é uma arte bem estranha. É baseada num acordo tácito para ser enganado, para ouvir mentiras. Nós curtimos o espetáculo com uma “piscadela”, tendo consentido com o fingimento e bem cientes de nosso papel no jogo.
A mágica não saiu de cena para ser substituída pela ciência, burocracia, lei ou poder. Ao invés disso as sociedades modernas prosperam com glamour ( uma antiga palavra escocesa, gramyre, que significa mágica, encantamento ou feitiço), enganos, proezas ilusórias, rituais, simbolismos, dramas, teatralidades, fake news e tweets.
Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia”, escreveu o famoso autor de ficção científica Arthur C. Clarke.
 

W5) Filme: O dilema das redes (FONTE:NETFLIX)

Nada grandioso entra na vida dos mortais sem uma maldição (Sófocles)
Estão competindo pela nossa atenção. Têm como modelo de negócio manter as pessoas conectadas à tela.
Queremos descobrir como te manipular o mais rápido pra depois te darmos uma injeção de dopamina. Estamos explorando vulnerabilidades psicológicas.
Existem apenas duas indústrias que chamam seus clientes de usuários. Drogas ilegais e software ( Edward Tufte)
Mesmo sabendo como as técnicas funcionam, eu sou suscetível . Quando pego o celular, 20 minutos se passam. Nem percebo.
Criamos a ideia de perfeição porque somos recompensados com sinais breves, corações e curtidas. Confundimos isso com valor pessoal e com realidade.
O ilusionista te diz pra escolher uma carta. O que você não sabe é que ele armou tudo para que você pegasse a carta que ele queria. É como o facebook faz, "escolha seus assuntos e amigos", mas é o facebook que comanda sua linha do tempo.
A polarização é extremamente eficiente para manter as pessoas sempre online.
Querem atenção para o que querem que vejamos em vez do que condiz com nossos objetivos e valores.
 

W6) Para ver o mundo pela janela dos outros (FONTE)

(...) uma página que reune vídeos de pessoas de diversas partes do mundo compartilhando a paisagem que veem das suas janelas.
Um grande botão no centro da tela, sugere que você abra uma nova janela em algum lugar do mundo. Após o clique, o site direciona para um video aleatório.
 

W7) "Quarentine chat" (FONTE)

Simulamos a magia de ter uma conversa surpresa com alguém - algo que está se tornando cada vez mais raro durante a época de uma epidemia viral.
Receba chamadas em horários aleatórios e pareie com outra pessoa em um cara-a-cara. Fale sobre qualquer coisa: o que você está cozinhando para o jantar, seus sonhos ou a economia global.
 

W8) Among us (FONTE)

"Se você já brincou de "detetive" (ou "cidade dorme", como é conhecido em alguns locais do Brasil), você vai entender Among Us. No game, um grupo de pelo menos cinco astronautas coloridos precisa solucionar uma série de pequenas tarefas espalhadas em uma nave espacial. Mas um deles é o famoso impostor. O "vilão" da trama tem a missão de matar os outros jogadores e sair impune, mas ninguém (além dele mesmo) sabe quem é. A cada rodada, quando alguém convoca uma reunião de emergência ou encontra o corpo de uma das vítimas, os demais tripulantes da nave devem discutir e votar em quem eles acreditam ser o impostor. O mais votado é expulso da nave. (...) "

🔌 Estes ways geraram um wyt! Leia aqui!