AUTOR ✍️

FOTO WHATS.png

Se você chegou até aqui, nossos caminhos se encontraram de alguma forma. 🛣 

 

Meu nome é Gabriel Almeida. Sou escritor brasileiro e tenho 36 anos. Meu currículo pouco importa, ele não dá conta de registrar vida interior e é justamente isso o que tenho a oferecer por aqui.

 

Construir wyts é o resultado de anos de experimentações e buscas internas que naturalmente culminaram na ideia de unir os caminhos das pessoas através de boas histórias.

Eu sempre pratiquei a escrita como forma de terapia pessoal.

 

Com o tempo, percebi que o circuito fechado que só falava de mim mesmo estava saturado.  Senti que precisava expandir a ideia para um propósito mais coletivo.

 

Então pensei: mas não pode ser chato, tem que ter um ar lúdico! 🕹

E tem que ser um símbolo de união. 🤝

E tem que dar um jeito dos inputs de informação partirem dos outros e não mais só de mim. 👂

Foi quando veio a ideia de montar um quebra-cabeças, a partir de pedaços de informação pescados por aí, pelos mares da internet.

Peguei trechos de filmes, músicas, fotos, notícias e conteúdos mil.

 

Comecei a trabalhar neles e pra minha surpresa a brincadeira começou a dar certo!

As histórias ganharam vida própria e realmente me surpreenderam.

Ao mesmo tempo eram coletivas ( porque uniam referências dos outros) e também autorais ( porque pintavam universos originais a partir da minha mente de escritor).

Achei o processo muito interessante, porque a brincadeira é descobrir o que as peças (ways) se tornam quando estão juntas e não apenas individualmente.

Jamais o wyt é simplesmente um álbum de fotografia feito pra colocar lado a lado os ways sem alterá-los em nada. 

Não! O wyt se inspira nos ways e os modifica!

 

A graça da brincadeira é justamente esta. Senão seria só um corte e colagem. O legal é permitir que os ways se transformem e se reconstruam no meio da história e que ainda assim possam ser reconhecidos.

Outro ponto legal é que os wyts podem ser lidos de duas formas:

 

1) Para quem sabe que o wyt surgiu dos ways, pode ler pra vivenciar a experiência do espanto: "Uau, eu reconheço os 8 aqui dentro! Eles estão modificados, mas ainda são os 8!"

2) Mas dá pra ler também como um conto normal, porque o wyt é uma obra autônoma e fala por si só. Dessa forma qualquer pessoa pode aproveitar a história sem precisar saber que ela surgiu de ways.

Fica a critério de cada um escolher a sua forma de leitura!

 

Mas voltando ao processo de escrita...

 

Quanto mais eu praticava este método de criação, mais crescia em mim a fé de que sempre daria certo. Escrever wyts é uma prova de fé. É preciso acreditar que tudo vai se encaixar no final, senão a mágica não funciona.

Uma outra coisa muito interessante é que quando os ways são postos em contato no conjunto de 8 peças, os conflitos e semelhanças entre eles se evidenciam. E indiretamente são trabalhadas questões emocionais das pessoas que produziram e/ou enviaram aquele way.

Então, ao resolver sombras psicológicas através de ferramentas narrativas, é como  realizar uma terapia coletiva que trabalha pela purificação de dores emocionais comuns a várias pessoas.  

Justamente por saber da importância de apontar saídas e soluções em tempos tão difíceis, todos os wyts têm finais edificantes e transmitem valores que ajudam as pessoas a se reconstruirem e colarem suas próprias peças.  

 

Este projeto busca inspirar renovação, integridade, autenticidade e união.

Surgido em  março de 2020, bem no início da pandemia , o wyt-ways é um trabalho de luta contra a morte do potencial humano. Ele quer abastecer de força e imaginação um mundo que está correndo o risco de se desintegrar e perder a esperança no futuro.

 

O wyt-ways é entretenimento e reflexão ao mesmo tempo. É um antídoto para nos lembrar que não existe problema sem solução. 

Se não há em nossa vida um caminho que nos faça brilhar os olhos, temos a obrigação de parar de reclamar e criar um novo caminho.

 

É preciso coragem para purificar as nossas sombras e soprar as sementes de um novo universo mais autêntico e humano. 

Bem vindo a esta jornada. 🙏